Como Mensurar o Sucesso das suas Campanhas de Marketing: Métricas Essenciais
- Marlin
- 8 de jun. de 2024
- 4 min de leitura

Sem dúvidas uma campanha de Marketing bem estruturada pode alavancar a sua empresa em níveis exponenciais, uma vez que ela vai levar o seu anúncio para todas as pessoas que podem se interessar pelo seu produto ou serviço. Agora saber se a campanha está sendo bem trabalhada e se ela está te gerando lucro, é de grande importância também.
Quando você contratar um profissional que faça a sua campanha de Marketing e também acompanhe o desempenho da mesma, é sempre bom saber fazer a leitura das métricas para entender o quanto isso está te trazendo benefícios ou não. Assim você irá evitar de cair em conversas de pessoas que não entendem do que estão fazendo e também poderá ver e entender o real resultado que a campanha de Marketing está te trazendo.
A campanha de Marketing é feita com base em um estudo sobre a empresa, o produto e também sobre o consumidor final, analisando todos estes pontos é traçada uma estratégia de como irá vincular melhor o seu anúncio no meio digital e depois disso adentramos na parte de insights e resultados, e é nesse momento que será necessário analisar as métricas estabelecidas pela própria plataforma da campanha.
O que são as métricas?
Não se trata apenas de um número ou um gráfico, mas sim de um relatório que define o comportamento dos seus visitantes, o desempenho do seu conteúdo e a eficácia da sua campanha de Marketing.
As métricas tratam de números reais de visualizações, custos, cliques e interações que geram a conversão e aquisição. Conforme a análise sobre isso, será definido se pode-se continuar no mesmo caminho ou se é necessário ajustes para vincular melhor, assim como, se a campanha está gerando receita para a empresa e quanto de receita está sendo gerada.
Quais são as métricas existentes?
· Taxa de cliques (CTR)
Trata-se do número de pessoas que visualizaram o seu anúncio e clicaram nele. Neste caso é calculado da seguinte forma: número de cliques recebidos ÷ pelo número de impressões (visualizações). Vale lembrar que as taxas são medidas em porcentagem.
· Custo por Clique (CPC)
Tendo o número de cliques no seu anúncio já podemos calcular quanto cada clique te custou na campanha. Então calculamos o valor total da campanha ÷ pelo número de cliques recebidos.
· Taxa de Conversão
Diz a respeito do percentual de clientes interessados no seu produto ou serviço. É calculado pelo número de conversões ÷ pelo número de visitantes (pessoas que adentraram a sua página).
· Custo por Aquisição (CPA)
Aqui iremos considerar novos clientes que não tinham vínculo algum com a sua empresa e vieram por meio da campanha de Marketing. Então vamos calcular o custo total da campanha ÷ pelo número de clientes novos.
Exemplo: Se a sua campanha custou R$300,00 e você adquiriu 30 novos clientes por meio dela, seu custo por aquisição é de R$10,00.
· Retorno sobre o Investimento (ROI)
Aqui temos uma métrica que irá te dizer o quanto sua empresa obteve de lucro sob campanha. Calculado da seguinte forma: receita gerada (desconsiderando o investimento inicial) ÷ investimento inicial.
· Visitas (Sessions)
Esse dado irá te mostrar quantas visitas o seu site ou página teve ao dia ou período, lembrando que esse número trata de entradas independente de serem novos visitantes ou apenas os mesmos.
Caso tenha 1 pessoa adentrando o seu site ou página 5 vezes ao dia, a ferramenta de métricas irá lhe dizer que seu site obteve 5 visitas no dia.
· Usuários Únicos (Unique Visitors)
Aqui vamos identificar quantas pessoas entraram no seu site ou página, ao contrário do ponto anterior que considera número de entradas, aqui vamos ter o número de pessoas/usuários únicos.
Então a cada novo visitante a métrica considera +1, independentemente do número de vezes que ele acessar a página ao dia.
· Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
Esse percentual irá mostrar as pessoas que entraram na sua página, mas não continuaram a navegação. Essa métrica deve ser observada dentro de cada caso, cada fonte de tráfego e as páginas mais relevantes do site. Exemplo: Landing Pages, páginas de finalização de compra (carrinho) e também as páginas de vendas de produtos ou serviços.
· Tempo médio na página (Average Session Duration)
Essa métrica irá projetar uma avaliação de aceitação do seu conteúdo, o quanto o seu público se interessou e o tempo que ele ficou em seu site.
Não é uma métrica muito precisa visto que o tempo é calculado mesmo que a página esteja aberta e as pessoas não necessariamente estejam visualizando isso e sim vendo outras coisas em outras abas.
· Fontes de Tráfego (Traffic Sources)
Aqui iremos visualizar por onde o seu público chegou até a sua página. Temos alguns caminhos mais populares que são analisados, como:
a. Tráfego Direto: São as pessoas que procuram a sua página pelo navegador ou por meio de seus favoritos salvos.
b. Tráfego Orgânico: São as buscas feitas com palavras chave que colocaram a sua página em evidência, fazendo com que as pessoas entrem para encontrar aquilo que buscam.
c. Campanhas (CPC): Muito conhecida como tráfego pago, são as campanhas com palavras chave que irão ser passadas as pessoas interessadas no assunto por meio de um anúncio.
d. Links: São as pessoas que vieram até a sua página por meio de uma referência dentro de outra página, podendo ser de redes sociais ou outros sites. Também conhecido como tráfego de referência.

As métricas são parte essencial para saber como a sua campanha está se desempenhando e também diz muito a respeito da sua página mesmo sem o tráfego pago. Saber olhar esses dados facilita muito o trabalho e ajuda a melhorar cada vez mais a posição da sua empresa no mercado.
Um gestor de tráfego saberá exatamente como observar cada métrica e quais são as mais importantes para cada caso em particular, assim como saberá traças a melhor estratégia para evoluir suas métricas e deixar todas num saldo positivo.
Ler os dados não é apenas saber o que cada um significa, mas também saber o que fazer com eles, onde mudar padrões e explorar caminhos diferentes com grandes potenciais, por isso é muito interessante ter um profissional que saiba te guiar nessa trajetória.
Comments